Centro de referência em educação inclusiva também é prioridade em Itaperuna

0
459
Valdirene Manhães, assistente social; e Valéria de Souza, neuropsicopedagoga; profissionais que fazem parte da equipe técnica multiprofissional do CREI

Em Itaperuna, RJ, quando o assunto é “Educação”, fica perceptível o esforço da administração municipal em criar oportunidades de igualdade a todos os alunos. Mesmo diante de um cenário pandêmico, a Secretaria Municipal de Educação tem avançando em suas conquistas, dentre elas, o CREI (Centro de Referência em Educação Inclusiva), que tem como meta abranger a diversidade apresentada nas escolas da rede municipal.

Idealizado pela secretária de Educação Tereza Cristina do Carmo e pela diretora do Núcleo de Educação Especial Renata de Oliveira Zanon Vieira, o CREI considera que todos os alunos em algum momento da vida escolar podem apresentar necessidades educacionais especiais, dessa forma as diferenças não mais serão vistas como problemas, mas como diversidade.

O Centro busca oferecer serviço de apoio ao ensino inclusivo, com equipe técnica multiprofissional itinerante nas escolas na rede municipal, com a atuação de especialistas de diferentes áreas, dentre elas, Neuropsicopedagogia, com Valéria de Souza (diretora de Ensino de Educação Especial) e Rose Laine Oliveira M. Souza (diretora de Ensino de Educação Especial); Psicopedagogia, com Renata Zanon (coordenadora geral) e Érika Amselmé (diretora de Ensino de Educação Especial); Assistente Social, com Jackeline Verdan e Valdirene Manhães; Neuropsicologia, Mariana Ramos; e Neuropsiquiatria, Jéssika Mourim.

O atendimento da equipe multiprofissional visa à melhoria da qualidade da Educação, atendendo às necessidades educacionais especiais dos alunos, valorizando suas potencialidades, linguagem, contemplando suas habilidades, dificuldades e diferenças, oferecendo instrumentos que ampliam as possibilidades de aprender, comunicar, interagir e socializar, respeitando o potencial de cada um.

A equipe do CREI tem trabalhado, incansavelmente, realizando o levantamento de crianças laudadas e o mapeamento das demandas existentes. As escolas realizam o levantamento de todas as crianças com necessidades especiais, objetivando conhecer o repertório desses alunos. Com o Plano Educacional Individualizado é possível conhecer de fato quem é cada aluno, o nível de aprendizado, dentre outros detalhamentos. Vale lembrar que neste mês de março está acontecendo a avaliação curricular para a contratação de mediadores.

O CREI está localizado no prédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Rua Cardoso Moreira, nº 485, Centro e funciona de segunda a sexta-feira. Em função da pandemia de Covid-19, a equipe trabalha em sistema de plantão; e remotamente, realizando reuniões, atendimentos e uma série de atividades via dispositivos eletrônicos, conectados à Internet.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do DECOM – Itaperuna