Morre em Itaperuna a legendária Maria Rocha, a “Maria do Morro”

0
1021

Faleceu nesta quinta-feira (15) em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, uma das figuras mais ilustres e folclóricas da maior cidade da região. Maria Rocha, que entre vários cognomes, era carinhosamente chamada de “Maria do Morro”, por residir na parte alta central.

Maria que era moradora do Marca Tempo, foi tema enredo de escola de samba e homenageada em desfiles cívicos estudantis. O seu carisma cativava tanto pobres como ricos que abriam sempre as portas de suas casas para receber a visitante ilustre aos cafés rotineiros.

Nas repartições públicas era vista como liderança, não pelo poder de captação de sufrágio, mas pela imponente presença, mesmo com sua estatura de um metro e meio.

A família informou que “Maria do morro” nos deixa com mais de 102 anos, apesar de não possuir certidão de nascimento da época, pois a certidão atual de seu registro de nascimento se deu no ano de 1973.

Quem conviveu com Maria Rocha ou a encontrava, mesmo que esporadicamente, pode ter o gosto de experimentar um pouco da frase que se encontra no portal de entrada da cidade “Guarde no coração o afeto desse povo acolhedor”, pois “Maria do Morro” tinha este afeto por quem lhe dirigia a atenção e por tal enfileirava amigos.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias