Governo do Rio abre a Semana do Meio Ambiente

0
229

A secretária do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Ana Lúcia Santoro, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Claudio Dutra, participaram do plantio de 50 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, no Costão de Itacoatiara, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói, nesta segunda-feira (03).

O ato simbólico marcou o início da Semana do Meio Ambiente no Estado do Rio de Janeiro. A secretária Ana Lúcia Santoro e o presidente do Inea plantaram mudas de Araçá-amarelo e de Aroeira em uma área recentemente degradada por incêndio florestal.

– As unidades de conservação protegem, restauram, abrigam a biodiversidade e, aqui, temos um ecossistema específico de área costeira, associado ao bioma Mata Atlântica, que é a restinga. Para preservá-lo, é importante trazermos a população para dentro dos parques, o que faz parte da conservação e da educação ambiental. Esses locais precisam ser conhecidos, visitados e a população local deve sentir-se parte e corresponsável por estas belezas – destacou a secretária.

Em 2019, a secretaria e o Inea promovem mais de 70 eventos comemorativos pela Semana do Meio Ambiente, iniciados no último sábado (1º/6) e que vão até o dia 9, em especial nas unidades de conservação estaduais. Serão pelo menos 36 palestras, 16 exposições, 12 oficinas, oito ações de plantio de mudas, realização de oito trilhas guiadas, além de coletas programadas de resíduos, incluindo uma ação no mar. O cronograma também contempla feiras, mesas redondas e caminhadas assistidas, entre outras atividades.

Confira a programação completa: AQUI

Sobre o parque

Com 3.500 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca, administrado pelo Inea, abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá. A unidade de conservação recebe anualmente mais de 200 mil visitantes e foi criada a partir de uma iniciativa da sociedade civil envolvendo ambientalistas e associações de moradores da região.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias se com informações da Ascom da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade