Sucos detox: mitos e verdades

Entenda os mitos e verdades relacionados com os sucos detox e tire suas principais dúvidas sobre o tema

0
122
Crédito da imagem: julieslifestyle.com

Conhecidos por detoxificar o organismo, os sucos detox são excelentes para eliminar as toxinas e substâncias em excesso, ajudando a deixar o organismo limpinho.

Além de contribuir para o equilíbrio do corpo, eles podem ser aliados do processo de emagrecimento, ajudando a perder peso com saúde – desde que consumidos de maneira equilibrada.

Para que você possa conhecer mais sobre o assunto, hoje trouxemos alguns mitos e verdades sobre os sucos detox.

Pronta para saber? Continue a leitura do artigo na íntegra!

Afinal, o que é um suco detox?

Os sucos detox são bebidas ricas em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes. Essas últimas substâncias, lhe conferem a função de ajudar na detoxificação do organismo.

Assim, tais sucos agem de maneira benéfica no combate dos radicais livres, fazendo com que o sistema renal e o fígado funcionem melhor, promovendo a homeostase do organismo.

Além de todos os benefícios para a saúde, os sucos detox também podem ajudar a perder peso e desinchar o corpo, mantendo a silhueta em dia.

Mas atenção: fazer loucuras e focar apenas no consumo de sucos detox não vai ajudar a sua saúde, muito pelo contrário. Por isso, bom senso é essencial!

Verdades sobre os sucos detox:

1. Os sucos detox podem ser congelados em cubinhos para uso posterior

Sabe aquela maravilhosa ideia de congelar a polpa da fruta transformando em cubinhos de gelo para deixar o dia a dia mais prático?

Saiba que é possível fazer isso com as versões detox, desde que você não deixe o material congelado por mais de 15 dias.
Quando for utilizar, bata o cubinho no liquidificador com outra fruta de sua preferência e faça bom uso da praticidade em seu dia a dia!

2. Esses sucos ajudam a emagrecer.

Sucos detox são excelentes para ajudar no emagrecimento, podendo ser aliados a uma série de tratamentos estéticos, potencializando ainda mais seus resultados.

Graças ao seu efeito de detoxificação, o corpo reduz o inchaço, elimina toxinas de forma eficaz e até o processo de digestão se torna mais eficiente.

Se os sucos agirem em conjunto com exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, os resultados tendem a ser ainda mais incríveis, aproveite!

3. A ingestão de alimentos e bebidas detox nem sempre é boa para a saúde.

Nada em excesso faz bem e o consumo de sucos detox não foge à regra.

De nada adianta você ingerir sucos bem nutritivos se deixar as refeições principais de lado. Isso pode levar a um sério quadro de desnutrição e comprometer seriamente a sua saúde.

Por este motivo, a ingestão de sucos detox em excesso não é indicada.

Ainda, para potencializar a perda de peso, só os sucos não serão suficientes. Você precisa praticar atividades físicas e manter a alimentação em dia. Infelizmente, os sucos sozinhos não fazem milagre.

4. Sucos detox eliminam substâncias prejudiciais para o corpo

Além de eliminar as substâncias que estão em excesso no nosso organismo, os sucos detox também agem sobre aquelas que podem ser prejudiciais, incluindo toxinas acumuladas.

Se não retirados, tais componentes podem causar problemas hormonais, comprometer a imunidade, levar a dores de cabeça, indigestão e até complicações mais sérias de saúde.

Desta maneira, a ingestão de sucos detox pode ser muito mais benéfica do que se imagina, evitando complicações com substâncias tóxicas e seus derivados.

Mitos sobre os sucos detox:

1. Os sucos podem ser guardados e consumidos horas depois, garantindo as mesmas propriedades nutricionais

Esse é um dos piores erros que as pessoas cometem relacionados aos sucos detox.

É importante entender que os sucos devem ser feitos e consumidos o quanto antes, pois seus componentes são sensíveis às condições ambientes.

Com isso, o oxigênio, o calor e a luz podem destruir tais elementos e acabar com as propriedades antioxidantes desses maravilhosos sucos, dando fim a todos os benefícios aliados. Portanto, assim que fizer o suco, consuma-o imediatamente.

2. Posso substituir as refeições completas por sucos detox.

Apesar dos sucos detox serem excelentes para ajudar a perder peso, substituir as refeições completas por sucos é algo totalmente prejudicial para o organismo!

Jamais podemos deixar de ingerir alimentos que possuem nutrientes essenciais para nosso corpo, que são “as comidas de verdade”.

A substituição por sucos pode levar a uma grande desnutrição e malefícios sérios para toda a saúde.

Por isso, nada de fazer loucuras! Consuma com moderação e coloque sempre a saúde em primeiro lugar.

3. Preparar sucos detox com várias frutas é melhor.

Pensar que misturar várias frutas vai te deixar mais saudável é um grande mito.

Quanto mais frutas você inserir em seu suco, maior será a quantidade de açúcar ingerida e você não vai comprometer apenas a sua dieta, mas também a saúde.

Portanto, não vá colocando no suco todas as frutas que ver pela frente. O importante é aliar ingredientes que podem somar benefícios, como: couve com limão, laranja com limão e alface, melancia e gengibre ou abacaxi com couve.

Mas esqueça os exageros!

4. Os sucos detox são mais indicados para o período da manhã
Engana-se quem pensa que os sucos detox devem ser consumidos somente pela manhã.

Graças a sua composição e todos os benefícios para o organismo, o consumo pode ser feito durante todo o dia, em qualquer horário que desejar, aliando ainda mais benefícios.

Outros aspectos importantes

Os sucos detox são ótimos aliados do processo de emagrecimento e podem fazer muito bem para a saúde, detoxicando todo o organismo.

Mas cuidado! Lembre-se que uma alimentação equilibrada é fator promotor de saúde e de nada adianta você consumir apenas sucos detox e deixar a alimentação com “comida de verdade” de lado!

Por isso, fique de olho nos mitos espalhados por ai e coloque sempre a sua saúde em primeiro lugar, fazendo uso dos sucos detox com sabedoria.

Afinal, se realizada da maneira recomendada, a ingestão de bebidas e alimentos detox podem ser verdadeiros aliados da saúde. É só saber aproveitar!