Coronavírus já circulava no Brasil antes do carnaval

0
236

O novo coronavírus (Sars-CoV-2) começou a circular no Brasil no fim de janeiro, mais de um mês antes da data oficial do registro do primeiro caso, em 26 de fevereiro, em São Paulo, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (11) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo a pesquisa, enquanto os países da Europa e das Américas faziam um monitoramento dos viajantes para identificar os casos importados da Covid-19, a transmissão comunitária da doença já estava em curso.

No Brasil, por sua vez, o vírus começou a ser disseminado por volta da primeira semana de fevereiro, ou seja, antes do feriado de Carnaval. A primeira morte em decorrência do vírus no país foi registrada no Rio de Janeiro, na quarta semana epidemiológica, entre 19 e 25 de janeiro. Já a transmissão local ou comunitária estava em curso em São Paulo, em 4 de fevereiro, muito antes do 13 de março, data dos registros oficiais, informam os dados.

O estudo foi feito através de uma metodologia estatística de inferência, que utiliza como base os registros de falecimentos, além de análises dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Em entrevista ao jornal “O Globo”, o coordenador da pesquisa, Gonzalo Bello, do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do IOC/Fiocruz, alerta para a propagação silenciosa da doença, além da necessidade de realizar testes de casos suspeitos para vírus respiratórios. (ANSA)

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações da IstoÉ