Catedral de Notre Dame está em chamas em Paris

Imagens do incêndio estão circulando pelas redes sociais; não há ainda informação sobre as áreas afetadas

0
236

Um grande incêndio foi registrado nesta segunda-feira (15), na catedral de Notre Dame, em Paris. Não há ainda informações oficiais sobre as áreas afetadas do principal templo católico francês e nem tampouco se há feridos ou mortos.

A Catedral de Notre-Dame é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo, situa-se na praça Paris, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.

A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.

A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um “clima” de misticismo em seu interior.