Exército pede informações sobre capacidade de sepultamento de cidades do RJ

Comando Militar do Leste explicou que está 'coletando dados para um dos cenários levantados'.

0
344

O Prefeito Josimar Salles, do município de Três Rios, afirmou que um documento encaminhado oara seu gabibete, pediu um levantamento sobre a quantidade de cemitérios, a disponibilidade de sepulturas e a capacidade de enterros diários. O prefeito de Três Rios falou sobre o pedido de levantamento da quantidade de cemitérios (Vídeo abaixo).

Por causa da pandemia do coronavírus, o Exército Brasileiro enviou um ofício para prefeituras do Estado do Rio de Janeiro pedindo um levantamento sobre a quantidade de cemitérios, disponibilidade de sepulturas e capacidade de enterros diários.

Segundo o Comando Militar do Leste, trata-se de uma “coleta de dados”. O CML explicou que “planeja sua atuação com base no levantamento de cenários hipotéticos, visando a mitigar os efeitos nocivos da pandemia junto à sociedade”

Além de Três Rios, Paraíba do Sul, Duque de Caxias e o Rio de Janeiro receberam o mesmo documento. A de Niterói disse que foi pedida uma sondagem parecida, mas feita pela Defesa Civil do RJ.

‘Caos na saúde pública’

O prefeito da cidade de Três Rios, Josimar Salles, publicou um vídeo em sua rede social explicando a situação.

“Diante de um documento como este, vindo de uma instituição das mais respeitadas do Brasil, o Exército Brasileiro, pedindo informações sobre a nossa capacidade de sepultar pessoas, não posso, de forma alguma, afrouxar as nossas medidas. Porque, se o Exército está perguntando isso, é porque estão fazendo levantamento estatístico diante da possibilidade de um caos na saúde pública não apenas do Brasil, mas também do mundo”, destacou o prefeito de Três Rios.

A nota do CML

O Comando Conjunto Leste, ativado pelo Ministério da Defesa no contexto do emprego das Forças Armadas contra a Covid-19, planeja sua atuação com base no levantamento de cenários hipotéticos, visando mitigar os efeitos nocivos da pandemia junto à sociedade.

O documento em pauta tem como objetivo tão somente coletar dados para um dos cenários levantados.

O Comando Conjunto Leste reitera seu empenho no combate à pandemia, em colaboração com outras agências, e possui órgãos de coordenação onde eventuais dúvidas podem ser sanadas, evitando-se levar informações distorcidas à população.

Por fim, o Comando Conjunto Leste está atento à evolução da pandemia do Coronavírus (Covid-19), sob a ótica da missão constitucional do Exército Brasileiro e da proteção da Família Militar, apoiando o esforço nacional de combate à pandemia.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do G1