Salão Estadual do Turismo já tem 64 municípios fluminenses confirmados

Evento conta com apoio da Fecomércio, do Sesc e do Senac

0
294

De 22 a 25 de agosto, no Armazém 2 do Píer Mauá, vai acontecer o maior evento de turismo do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se do Salão Estadual do Turismo que vai aproximar o público dos atrativos turísticos das cidades do interior. Cerca de 30 mil pessoas terão a oportunidade de conhecer o artesanato, produtos típicos, dança, música e muito mais, das cidades fluminenses. Até o momento 64 municípios já confirmaram presença neste grande encontro de turismo.

Otavio Leite, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressalta que o Rio de Janeiro é amplo e pródigo em grandes possibilidades de se fazer turismo.

– Tenho certeza que o evento vai ser sensacional. E eu destaco que, aqueles que atuam profissionalmente no turismo, como empresários, agentes, receptivos, enfim, todos que fazem do turismo o seu meio de vida profissional, terão a oportunidade de, no salão de turismo, fazer contatos, vender produtos e se articular. Nós queremos que mais pessoas circulem no Rio de Janeiro, que tem 92 cidades maravilhosas.

O evento contará com área de encantamento, onde os visitantes poderão conhecer os atrativos turísticos do estado; balcões das regiões turísticas em que o público poderá conhecer mais detalhes dos destinos; local para comercialização, onde estarão empresários do turismo e artesões; no auditório acontecerá o “núcleo do conhecimento”, onde haverá um ciclo de palestras durante os quatro dias de evento. No palco acontecerão as apresentações culturais e no telão de led serão exibidos vídeos e fotos das cidades do interior.

No “Espaço do Conhecimento”, entre os assuntos que serão abordados, estão: “Marketing de Conteúdo Aplicado ao Turismo”, “Tendências de mercado no setor de Turismo” e “Airbnb x Hotelaria Tradicional”. Serão apresentados, ainda, painéis sobre turismo étnico ecológico, turismo de experiência e turismo ecológico. O tema “Turismo, cidade e mobilidade: um olhar sobre o Rio de Janeiro” discutirá as recentes mudanças de infraestrutura e mobilidade no Rio de Janeiro e alguns dos efeitos para moradores e turistas.

Entre as apresentações culturais já programadas estão a bateria da Beija Flor, representando Nilópolis; Forró Pé de Serra, de Miguel Pereira; Orquestra de jazz, de Barra Mansa; Canarinhos de Petrópolis; Capoeira de Valença, Jongo de Mangaratiba; e dança alemã de Nova Friburgo. Essas atrações se apresentarão no palco em dias e horários determinados.

O Salão, que conta com o apoio da Fecomércio, Sesc e Senac, tem como público alvo profissionais do setor, jornalistas especializados no segmento, estudantes, turistas e a população em geral. A estrutura montada para o evento ocupará uma área de 3.500 m2 e a entrada é gratuita.