Centro de Convivência do Idoso, promove palestra sobre Alzheimer

0
255

Na próxima sexta-feira (22), às 08h30, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) promove no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, uma palestra ministrada pela psicóloga Ada Meirelles, com o tema “Alzheimer – Como cuidar.” A palestra faz parte das ações em alusão ao ‘Fevereiro Roxo”, mês referência no tratamento da doença no Brasil.

A palestra é uma ação conjunta do CEREST-NO – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Noroeste – com o CCI, e tem o objetivo de orientar cuidadores e familiares no trato com o paciente. “Não existem atualmente tratamentos para parar ou reverter a progressão de Alzheimer, embora alguns possam melhorar temporariamente os sintomas. À medida que a doença avança, a pessoa torna-se progressivamente dependente da assistência de um cuidador. Em muitos casos, é o cônjuge ou um familiar próximo quem assume o papel de principal cuidador. Nossa intenção é informar e capacitar esse familiar, para que com isso seu ente querido possa ter uma qualidade de vida melhor”, disse Fernanda Junqueira, coordenadora do CEREST.

“Os cuidados dedicados às pessoas com Alzheimer devem ocorrer em tempo integral. Cuidadores, enfermeiras, outros profissionais e familiares, mesmo fora do ambiente dos centros de referência, hospitais e clínicas podem encarregar-se de detalhes relativos à alimentação, ambiente e outros aspectos que podem elevar a qualidade de vida dos pacientes”, disse Maria das Graças Batista, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do DECOM – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna