Miracema entra em Alerta para risco de incêndios florestais

0
121

Temperatura está cerca de 2ºC acima da média e a chuva que caiu em janeiro é apenas 18% do previsto

Sem chuva chuva significativa desde o dia 04 de janeiro, o município de Miracema entrou em estado de Alerta para risco de incêndios florestais nesta segunda-feira (21). A Defesa Civil de Miracema informou que as temperaturas estão cerca de 2ºC acima da média e o acumulado de chuva é apenas 18% do previsto.

Como janeiro é um dos meses mais chuvosos, ao lado de dezembro, que também terminou com chuva abaixo da média, as consequências podem ser graves. O risco de incêndios florestais no município de Miracema é médio.

“Pedimos a população que evite queimadas como forma de limpeza de terreno, pasto, etc.”, orienta a Defesa Civil. A população pode solicitar o órgão pelo telefone 199 e pode denunciar causadores de queimadas pelo telefone (22) 3852-1100 (Secretaria de Meio Ambiente). Provocar queimadas é crime ambiental, conforme a Lei Federal de nº 9.605/98.

Em 2017, cinquenta incêndios florestais foram registrados no município de Miracema, que decretou estado de emergência e pediu apoio ao governo do RJ e à União. Em 2018, após um verão e inverno com chuvas ligeiramente acima da média, foram apenas três incêndios florestais.

(*) Com informações da Folha Itaocarense