Monumento ao “Cristo Redentor” de Itaperuna pede socorro

0
709

Um dos pontos turísticos mais visitados e importantes do município de Itaperuna está verdadeiramente pedindo socorro. Há anos sem qualquer manutenção o monumento ao “Cristo Redentor” está se deteriorando com o passar do tempo. O fato é visível e foi constatado pelo Portal Itaperuna Notícias como pode ser visto no vídeo abaixo.

São fungos espalhados por toda a estátua e que já desfiguram a cor original da grande obra arquitetônica, além de um grande buraco sobre o ombro esquerdo da estrutura.

Idealizada por Cláudio Cerqueira Bastos, o Claudão, a estátua do “Cristo Redentor” de Itaperuna, no Noroeste Fluminense foi projetada pelo escultor capixaba Antônio Francisco Moreira e inaugurada em 20 de janeiro de 1966.

Muitos itaperunenses olham com muito orgulho a estátua que é vista por centenas de milhares que passam transitando pela BR-356 passando pelo centro da Capital do Noroeste Fluminense.

“É muito importante para gente lembrar dos nossos marcos históricos e a estátua do ‘Cristo Redentor’ de Itaperuna é um desses que faz parte não somente da vida dos itaperunenses, mas do Brasil que é o maior pais cristão de todo o mundo. Mas para nós hoje é motivo de tristeza em saber de seu estado deplorável”, disse a universitária Fernanda Braga Lopes, que cursa engenharia na cidade .

O acesso ao monumento ao Cristo Redentor é simples e se dá através de vias calçadas e sinalizadas, que partem da Avenida Cardoso Moreira no Centro e da Rua Vinhosa naquele Bairro. Localizado no topo do Morro do Castelo, o Cristo Redentor de Itaperuna proporciona uma vista ampla da cidade. À noite, ele também embeleza a paisagem itaperunense: iluminado por três holofotes com fachos de luz amarelada, a estátua pode ser avistada de alguns pontos de Itaperuna.

O Cristo Redentor de Itaperuna, o segundo maior monumento do Brasil, possui 20 metros de altura e está localizado no ponto mais alto do perímetro urbano.

Fungos estão se espalhando por todo o monumento

Vejam no vídeo como se encontra o Monumento ao Cristo Redentor de Itaperuna

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias