O Noroeste Fluminense perde uma das mais tradicionais lojas de departamentos. A Loja Leader que nasceu na década de 50 na cidade de Miracema com o nome de “Casa Nova” encerrou as suas atividades no sábado (29), naquela cidade, após 71 anos de ação.
A HISTÓRIA
A Leader foi fundada em 1951, no município de Miracema no estado do Rio de Janeiro. A rede de lojas de departamento nasceu com o intuito de oferecer tudo que as pessoas precisam em um só lugar e, atualmente, conta com quase 100 lojas espalhadas pelo Brasil e outros canais de vendas: e-commerce, a venda por whatsapp e o serviço de pickup-store (compra on-line com retirada em loja).
Atua, em todo estado do Rio do Janeiro, em Belo Horizonte e Juiz de Fora (MG), Vitória e Cachoeiro do Itapemirim (ES), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife e Cabo de Santo Agostinho (PE), Natal (RN), Registro, Itatiba, Hortolândia Campinas e Ubatuba (SP).
Nome e logotipo
A rede era chamada de Leader Magazine até 2004, quando, com a entrada do famoso slogan Sua vida mais bonita, passou a ser chamada apenas Leader; porém suas lojas continuavam com a antiga nomenclatura, quadro que mudou em 2006, com a chegada de uma nova marca – uma assinatura simplificada branca dentro de um retângulo vermelho. Essa marca foi substituída em 2010, com o slogan Mais do que você imagina, por uma com sutis diferenças – a marca passou a ter um efeito metálico tridimensional, um contorno branco e quinas arredondadas. Em 2011, ela foi reilustrada, mantendo as formas padrões, mas com os volumes e iluminação diferentes.
1951
A história começou quando os irmãos Newton e José Laênio Gouvêa e o tio Omar Gouvêa inauguraram o Bazar Leader, na cidade de Miracema (RJ). Naquela época, eles já vendiam tudo o que o consumidor e sua família tinham interesse em comprar.
Para atrair a clientela, o trio esperava os possíveis clientes no ponto de ônibus e faziam a captação por ali mesmo, convidando-os para tomar um café e conhecer a empreitada. Outra estratégia de sucesso foi vender a quilo produtos “encalhados” no estoque, como sapatos que nenhum concorrente conseguia passar adiante.
Devido ao empreendedorismo e a preocupação em encantar os clientes, o pequeno negócio se multiplicou em formato de lojas em pouco tempo: o trio inaugurou duas no Estado do Rio, em Miracema e Itaperuna, e uma em Muriaé, Minas Gerais. O negócio apresentava, ao mesmo tempo, uma operação atacadista e de varejo, na qual vendiam de um tudo: tecidos e chapéus, além dos sapatos a quilo.
Newton Gouvêa passou a ser chamado pelos clientes como o “milagroso dos preços baixos”. O empreendedor tinha crédito na Rua da Alfândega, onde havia mercado atacadista de tecidos e armarinhos. “Ele partiu com pouco dinheiro, mas conseguiu, mesmo assim, encher a loja e foi um sucesso estrondoso, pois vendíamos muito barato”, relembra o irmão Laênio Gouvêa.
1966
No interior a empresa cresceu e, em 1966, chegou com sua primeira loja na cidade de Niterói (RJ), sede da sua Administração até 2013.
1970
Nasceu a União de Lojas Leader S.A, grupo formado pela junção do Bazar Leader – que tinha como sócios Newton Gouvêa, José Laênio Gouvêa, Omar Gouvêa, Júlio Machado Corrêa, Marcelo Torres (marido de Orminda Torres), Luis Lamoglia (casado com Alaíde Gouvêa) – com a Modas Leader, um negócio com duas lojas propriedade de Orminda Alice Torres e Oneia Gouvêa, ambas primas da família Gouvêa.
1980
O plano de crescimento começou levando em conta a necessidade de centralização das operações que naquela época já tinham adquirido um porte significativo. Cada uma das 6 lojas, todas localizadas em Niterói, recebia as mercadorias diretamente dos fornecedores.
Para atender à necessidade de centralização do estoque, nossa sede localizada na Rua Visconde do Uruguai foi transferida para outro ponto de Niterói: o bairro do Barreto. Em um espaço de 800 m² foram concentrados o depósito e a administração.
1986
Vender a crédito sempre fez parte da estratégia da Leader. Sendo assim, somos uma das primeiras empresas a fazer venda parcelada através de carnês. Mas foi em 1986 que surgiu o Cartão Leader, marca própria de cartão criada com o objetivo de facilitar a compra e o financiamento para os nossos clientes. Alguns anos depois, já com milhares de titulares cadastrados, nasceu a Leader Card. Em quase 30 anos de história, o serviço já contava com mais de 7 milhões de clientes.
1990
Ano de criação do jingle “Já é Natal na Leader”, que virou uma tradição entre nossos clientes. A canção tornou-se popular e passou a representar, para o público carioca, um marco da data comemorativa. Só é Natal, quando começa o Natal na Leader!
1995
A sede do Barreto foi transferida para um terreno de 17.000m² no bairro Columbandê, em São Gonçalo. Nela, passaram a funcionar todas as áreas da empresa, mas o setor que ocupava a maior parte do terreno era o depósito para a recepção e distribuição de mercadorias.
Tal inauguração foi aproveitada para criarmos nosso diferencial em relação aos concorrentes: a criação do departamento de Utilidades Domésticas (Moda Casa). A entrada desse tipo de item em nosso mix de produtos foi uma mudança radical, afinal, a Leader, até então, trabalhava basicamente com vestuários feminino, masculino e infantil.
2000
A Leader Card passou por uma forte reestruturação ganhando equipe e gestão própria. No início, era apenas um cartão para financiar e comprar. Com o tempo, passou a incorporar diversos produtos financeiros, como, por exemplo, o seguro para a perda do cartão, seguro-desemprego e os produtos Dental, Saúde, Capitalização, Estudo Online e Cred Leader.
No mesmo ano, iniciou o processo de expansão da rede de lojas com a elaboração de um plano que priorizou a ocupação do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Nordeste. Foram inauguradas 16 lojas no total, em locais como Alcântara, Nova Friburgo, Teresópolis, Vila Velha, Zona Sul e Centro do Rio.
2002
Foi adquirida uma área de 20.000 m², na Pavuna, Rio de Janeiro, para transferir parte do nosso depósito.
2005
Os resultados trazidos com as mudanças da Leader Card geraram interesses de várias instituições renomadas. A oferta do Bradesco demonstrou a consistência necessária para fechar o modelo de parceria de 50% da administradora para cada um dos acionistas.
Foi o momento para somar experiência no mercado de varejo e a fidelidade de nossos clientes à consistência financeira e à larga atuação no segmento de cartão de crédito de um dos maiores bancos privados do País.
2012
Em junho, o BTG Pactual adquiriu 40% da Leader Participações. A holding é controladora da rede Leader e na época tinha 62 lojas distribuídas pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia. Em setembro do mesmo ano, como estava previsto em contrato, o banco ampliou sua participação para 70%.
2013
Em maio, adquiriu a Seller, rede de lojas de departamentos com 75 unidades distribuídas pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A partir de então, as redes Leader e Seller passaram a formar o Grupo Leader.
2016
Ao completar 65 anos de plena atuação no mercado varejista, sempre focados em cultivar uma cultura de excelência e oferecer aos consumidores tudo o que precisam em um só lugar.
2018
Com uma nova assinatura de marca – “Leader, a gente se completa” – estamos investindo ainda mais em proximidade e empatia com nosso público consumidor. Iniciamos, também, nosso plano de expansão no interior de São Paulo.
Em 2018 já eram 104 lojas em nove Estados – Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe – e mais 18 unidades por meio da bandeira Seller, em Minas Gerais e São Paulo.
2020
Em meio a uma crise de saúde mundial, com as lojas fechadas reinventou-se e abriu venda através do canal Whatsapp, que chamou de Leader Zap – com prazos de entrega em até 02 dias úteis, seguindo regras e orientações de segurança, no qual o cliente só paga na hora que recebe seus produtos o que agiliza o processo de venda e evita fraudes.
Outra ação importante foi a mudança do Centro de Distribuição para uma área maior, com melhor fluxo de mercadorias e mais agilidade no carregamento de caminhões, possibilitando que mais lojas sejam atendidas por dia. Ainda, para atingir melhores resultados, estamos trabalhando localmente e reavaliando os locais de algumas unidades e vislumbrando abertura de novas.
E um dos passos mais importante nessa trajetória foi o desenvolvimento do canal virtual, através do Leader Digital, para integrar todas as modalidades de compras em na loja online que traz diversos benefícios e facilidades para os clientes, onde ele poderá comprar de casa, celular ou até mesmo ir a uma das lojas e contar com o apoio de atendentes para orientá-lo na compra virtual. Novas formas de comprar para se adequar a nova realidade. O Cliente poderá fazer uma reserva online e retirar sua mercadoria na loja que for mais conveniente, consultar a loja virtual e fazer seu pedido pelo Leader Zap ou comprar diretamente pelo site.
Este foi um adeus triste dos miracemenses que viram a “Casa Nova” nascer, crescer e agora espalhada por todo o Brasil findar-se na cidade originária.
Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do Jornal Dois Estados