O fogo colocado em lixo por parte de um morador da Rua Balbino Rodrigues Moreira, no Marca Tempo, parte alta central de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, neste sábado (03), causou revolta nos vizinhos da residência. Uma das moradoras reclamava de que no local tem crianças que ficaram prejudicadas em sua respiração por causada intensa fumaça. Os moradores também ficaram temerosos pelo perigo de o fogo ficar descontrolado e atingir as outras casas.
Em vídeos, que os próprios moradores divulgaram, é visível a preocupação quanto a questão. Veja as imagens abaixo.
Quais os problemas causados pelas queimadas?
Os perigos de inalar fumaça de incêndio variam desde queimaduras nas vias aéreas até ao desenvolvimento de doenças respiratórias como bronquiolite ou pneumonia. Isso porque a presença de gases, como monóxido de carbono, e outras pequenas partículas são arrastadas pela fumaça até aos pulmões, onde causam irritação dos tecidos e causam inflamação.
Dependendo da quantidade de fumaça que for inalada e do tempo de exposição, a pessoa pode evoluir de intoxicação respiratória relativamente leve até uma parada respiratória em poucos minutos. Por esse motivo, o ideal é que sempre se fique longe de algum tipo de incêndio, não apenas pelo perigo das chamas, assim como pela presença da fumaça. No caso de ser necessário ficar por perto, é importante que se utilize material de proteção adequado, como acontece no caso dos bombeiros, por exemplo.
Moradores podem denunciar direto ao Linha Verde casos de incêndio
O Linha Verde solicita a população que continue denunciando ilícitos ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), ou através de seu aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato.
Da Redação do Portal Itaperuna Notícias