A Prefeitura de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a “Campanha Janeiro Roxo e Branco”, mês de conscientização, prevenção e combate à Hanseníase, além do incentivo aos cuidados com a saúde mental e emocional.
A hanseníase é uma doença infecciosa, que pode levar a incapacidades físicas. No entanto, o tratamento precoce assegura a cura da doença. O tratamento para a hanseníase é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica do Programa Municipal de Eliminação da Hanseníase do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e as Unidades Básicas de Saúde.
O Programa Municipal de Eliminação da Hanseníase do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e as Unidades Básicas de Saúde estão preparados para auxiliar, proceder exames, ofertar orientações e iniciar o tratamento. Apesar de ser uma doença infecciosa, o tratamento promove a cura.
JANEIRO BRANCO
O Janeiro Branco chama a atenção da sociedade para as necessidades relacionadas à saúde mental. O mês foi escolhido para o período da campanha por se tratar de um momento em que as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida. Isso pode despertar sentimentos como culpa, frustração e sensação de incapacidade e desencadear um quadro de ansiedade ou depressão.
O Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde coordena e promove ações voltadas à saúde mental, estratégias e diretrizes que visa prestar assistência às pessoas com necessidades de cuidado em saúde mental, através dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do Decom/Itaperuna-RJ