Prefeitura de Itaperuna aciona o Gabinete de Crise por causa das cheias do Rio Muriaé

0
856

A Prefeitura de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, acionou o Gabinete de Crise, na tarde deste domingo (08), após análise do cenário e impacto das chuvas na região da zona da mata mineira e toda região noroeste. Por conta disso, o distrito de Retiro do Muriaé foi afetado e, até o momento, oito família (27 pessoas) estão desalojadas e no abrigo montado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, no Escola Estadual José Garcia de Freiras.

O nível do Rio Muriaé, no município, chegou a 4,62m, às 16h. O acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 5mm. O trânsito na av. Senador Francisco Sá Tinoco, beira rio, no Centro, continua interditada. Algumas ruas estão com poucos alagamentos, devido a água do rio estar voltando pelos bueiros, mas estão liberadas para trânsito.

“Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de chuvas fortes de 30 a 60 milímetros para as próximas 24 horas, porém podemos ser surpreendidos com o tempo, por isso, vamos trabalhar com todas as possibilidades e já orientamos a todos os moradores, principalmente os ribeirinhos e que residem próximos às encostas que, neste período, busquem lugar seguro para ficar”, orientou Major Luz.

O Deputado Federal Murillo Gouvêa (União Brasil-RJ) esteve presente na sede da Defesa Civil, durante a reunião do Gabinete de Crise, e afirmou o compromisso de trazer recursos para toda a região que sofre anualmente com as cheias. Inclusive, solicitou um relatório com todas as necessidades do município com as cheias para que não enfrente graves problemas nos próximos episódios do mesmo cenário.

Também participaram da reunião, o vice-prefeito, Emanuel Medeiros, o Nel; os secretários de Defesa Civil e Ordem Pública, Aloisio Freitas, o Major Luz; Gabinete, Rulian Martins; de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Martha Valéria; de Educação, Óliver Barros; de Saúde, Adriana Levone; de Fazenda, Ivan Lacerda; de Ambiente, Sérgio Zampier; e Obras, Alexandre Pereira da Silva.

A equipe da Defesa Civil está de plantão 24 horas monitorando toda a situação e as bacias dos rios Muriaé e Porciúncula, além da previsão do tempo para as próximas horas.

Referência para as cotas do Rio Muriaé:
Cota de Atenção: 2,90m
Cota de Alerta: 3,40m
Cota de Transbordo: 4m

O número do whatsApp da Defesa Civil é 3824-6334, ou se cadastre ao serviço de alerta SMS pelo número 40199.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do Decom/Itaperuna-RJ