Vários moradores do município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, têm feito denúncias quanto aos veículos abandonados em vias públicas, causando transtornos para pedestres e moradores, bem como de outros proprietários de veículos que queiram estacionar ou até mesmo passar pelos locais.
A prefeitura, através do órgão competente, como a Secretaria Municipal de Segurança Pública montou uma força tarefa para notificar os proprietários dos veículos abandonados.
Segundo informou o órgão, a notificação alerta aos proprietários para que removam o veículo do local em um determinado prazo. Caso o proprietário não cumpra a notificação, o veículo pode ser até removido e o proprietário poderá ser responsabilizado por multas e taxas.
Como funciona a notificação:
1. Identificação:
O município identifica o veículo abandonado com base em sinais de deterioração, tempo de permanência no local e outros critérios estabelecidos.
2. Notificação:
O proprietário do veículo é notificado, geralmente por meio de um comunicado afixado no veículo dando conta do período de abandono, e o transtorno que está causando.
3. Remoção:
Caso o proprietário não cumpra a notificação, o veículo pode ser removido.
A população também pode ajudar, fazendo uma denúncia anônima, informando o local em que o veículo está.
Carros abandonados ocupam vagas de estacionamento e dificultam o fluxo de veículos e pedestres.
Veículos abandonados podem acumular água parada e atrair vetores de doenças, além de se tornarem focos de sujeira e lixo.
Veículos abandonados podem servir de esconderijo para criminosos e dificultar a ação de órgãos de segurança.
Da Redação do Portal Itaperuna Notícias