Número de casos de COVID-19, pula de 4 para 11, em quatro dias em Porciúncula

0
202

Prefeitura tenta conter avanço do coronavírus. O Prefeito Leo Coutinho baixou novo decreto em que dispões de medidas mais rígidas para controle da pandemia do coronavírus e amplia a flexibilização do comércio por mais 15 dias.

Os casos de coronavírus vêm aumentando no município. Na noite da última segunda-feira, 11, a Secretaria de Saúde já havia contabilizado 36 casos investigados para coronavírus. Destes, onze foram confirmados, quatro curados e 21 descartados. Houve um aumento significativo de casos em poucos dias no município, passando de 04 em 07/05 para 11 quatro dias depois. Uma família em que um membro é trabalhador offshore se contaminou após a chegada do embarcado infectado. A Secretaria de Saúde fez a testagem rápida dos familiares e aguarda a segunda testagem, que foi para laboratório no Rio de Janeiro.

Enquanto isso, a orientação é que toda a família se mantenha em isolamento domiciliar. A Secretaria de Saúde alerta também para aglomerações e tráfego de pessoas nas ruas.

O auxílio emergencial do governo levou um movimento maior às ruas da cidade, porém a prefeitura entrou em parceria com a Caixa para diminuir a aglomeração. Uma equipe de funcionários se encontra desde o dia 24 de abril prestando ajuda e informações a quem busca o auxílio emergencial e tem conseguido minimizar o tempo de espera na fila da Caixa Econômica.

Quem deseja orientações sobre o auxílio do governo, deve levar documentos, celular e seguir as orientações de distanciamento social e uso de máscaras. Para diminuir os riscos de contágio do coronavírus, a prefeitura ainda instalou uma pia na Praça Antônio Amado, onde oferece sabão para higienização das mãos.

No fim da última semana, a equipe de saúde realizou mais uma desinfecção na praça, onde o fluxo de pessoas tem sido grande, devido ao número de instituições financeiras e supermercado.

Como medida de prevenção e combate ao Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde, solicita aos trabalhadores offshore que realizem contato com a Central de Atendimento CoViD-19 em Porciúncula nos números (22) 999135867 e (22) 997750769 para efetuar o cadastro de controle de entrada e saída no município, bem como a empresa para qual prestam serviços, período de embarque e desembarque e se tiveram contato com casos suspeitos durante o período de embarque, e caso tenham realizados exames de detecção de CoVid-19, que cópia dos mesmos sejam apresentados a Secretaria Municipal de Saúde.

Prefeito Léo Coutinho falou sobre a situação em Porciúncula

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações de Rosimere Ferreira – Assessoria de Comunicação