Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, vem se destacando em função de uma série de projetos e programas de suma importância para o município e, dentre eles, o “Programa Equoterapia Pedra Preta” aparece com significativa relevância.
As atividades envolvem terapia, fonoaudiologia e psicologia, utilizando o cavalo que promove um movimento tridimensional continuando com a linguagem expressiva e oral, motricidade orofacial, equilíbrio corporal e vestibular, marcha, dentre outros benefícios.
A Equoterapia é um método terapêutico, utilizando o cavalo em uma abordagem interdisciplinar, trabalhando as áreas de saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
Dentre os benefícios desta prática, observa-se que com o cavalo em movimento, o praticante (termo designado à pessoa em atividade equoterápica), começa a perceber em seus músculos, os mesmos estímulos que usaria para andar.
A equipe do “Programa Equoterapia Pedra Preta” pode ser contatada pelo WhatsApp (22) 99203-5405, para atendimento e outras informações. O Programa é realizado no Sítio Experimental Vicente Sinval (Mata do Vicente), localizado a 1 km, após o CIEP do São Matheus.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão; o vice-prefeito Emanuel Medeiros, Nel; a secretária Municipal de Saúde Adriana Levone, juntamente com toda a sua equipe; seguem trabalhando sob uma perspectiva inclusiva, visando atender a todos os munícipes.
Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do Decom/Itaperuna-RJ