Secretaria de Saúde de Itaperuna inicia mês de conscientização da saúde masculina

0
114

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde inicia este mês de novembro realizando ações de conscientização da saúde masculina.

Durante este mês, o ‘Novembro Azul’ é o período dedicado a sensibilizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e do cuidado com a saúde, conforme estabelecido pela Sociedade Brasileira de Urologia.

É crucial conscientizar a população masculina sobre a importância de realizar não apenas o exame de sangue (Antígeno Prostático Específico – PSA), que detecta alterações na glândula, mas também o exame de toque retal. O exame de toque retal, embora ainda seja um tema cercado de preconceitos, desempenha um papel fundamental na detecção do câncer em até 20% de todos os casos.

É fundamental alertar os homens com mais de 45 anos e aqueles com histórico positivo de câncer de próstata acima de 40 anos, para que iniciem seu rastreamento por meio dos exames de sangue e toque retal. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o Programa Saúde do Homem no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão) e o secretário municipal de Saúde Marcelo Poeys vem intensificando o trabalho educativo e preventivo, principalmente durante as temáticas mensais, orientando as equipes da Secretaria a realizarem ações e palestras nas unidades de saúde em bairros e distritos; bem como em outros locais.

UM POUCO MAIS SOBRE O NOVEMBRO AZUL

O ‘Novembro Azul’ tem o foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A primeira e mais importante dica é conhecer seu próprio corpo e ficar atento a quaisquer mudanças. Isso inclui prestar atenção aos sintomas naturais, como dificuldade para urinar, dor ao urinar, sangue na urina ou ejaculação, dor na região pélvica, entre outros.

Uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e pobre em gorduras saturadas pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata. Além disso, alguns estudos sugerem que o licopeno encontrado em tomates pode ter benefícios protetores.

A prática regular de exercícios físicos pode contribuir para a saúde geral e reduzir o risco de câncer de próstata. Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do Decom/Itaperuna