‘A Descoberta das Américas’ em Itaperuna, Macaé e Campos dos Goytacazes

0
247

O monólogo “ A Descoberta das Américas” é a atração desta semana nos Teatros Firjan SESI da região. O monólogo narra, com ironia, uma outra versão da história do continente, levando o público a uma inesperada reflexão sobre o início da colonização do “Novo Mundo”.

A peça narra a história de Johan Padan, que escapa da fogueira da inquisição embarcando, em Sevilha, numa das caravelas de Cristóvão Colombo. No Novo Mundo, o herói sobrevive a naufrágios, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase devorado pelos canibais.

Com o tempo, aprende a língua dos nativos, cativa-os e safa-se fazendo “milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como filho do sol e da lua, catequiza e guia os nativos numa batalha de libertação contra os espanhóis invasores.

O espetáculo solo  “A Descoberta das Américas”  rendeu o Prêmio Shell na categoria melhor ator a Julio Adrião,. Em 2005, ano da estreia oficinal, o espetáculo foi eleito pelo jornal O Globo uma das 10 melhores peças do ano.

“A Descoberta das Américas” representou o Brasil no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. O texto de Dario Fo, inspirado em fatos reais narrados pelo navegador e cronista Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, revisita, de maneira irônica e crítica, episódios ocorridos na Flórida do século XVI.

A peça será apresentada nos dias 08/08 em Itaperuna, às 19h,  09/08 em Campos, 10/08 em Macaé, ambos às 20h. Os ingressos custam R$22,00 ( inteira) e R$11,00 ( meia).

O Teatro SESI Itaperuna está localizado à Av. Deputado José de Cerqueira Garcia, número 883, bairro Presidente Costa e Silva. O Teatro SESI Campos fica na Av. Deputado Bartolomeu Lysandro, 862, Guarus, o Teatro SESI Macaé fica na Alameda Etelvino Gomes, 155 – Riviera Fluminense.

Os ingressos estão à venda nas bilheterias dos teatros. Pessoas com mais de 60 anos, estudantes, deficientes físicos e associados à Firjan SESI pagam meia-entrada.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias