Secretaria de Estado de Saúde do Rio entrega ambulâncias para implementar SAMU no Noroeste Fluminense

Foram entregues 15 UTIs móveis para 13 municípios da região

0
409

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) entregou, nesta segunda-feira (06.03), 15 novas ambulâncias a 13 cidades no Noroeste Fluminense para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região. A cerimônia aconteceu no Mercado Produtor de Itaperuna. A ação faz parte do projeto “SAMU 100% RJ”, que irá disponibilizar 249 veículos a todos os 92 municípios, além de repassar integralmente o valor de custeio do serviço por um ano aos municípios que estão implantando o atendimento. Desde janeiro, o projeto já distribuiu 160 ambulâncias para 50 municípios.

– Sabemos das necessidades da região, que é a mais distante da capital e uma das mais extensas também. Nossa equipe se dedicou para fazer a maior aquisição de ambulâncias com UTI da história do SAMU para dar suporte avançado à vida. Nas 32 cidades que ainda não possuem os veículos, iremos implementar o serviço e dobraremos o valor do custeio. O Governo do Estado vai bancar o valor e queremos ver as ambulâncias circulando, indo até a casa das pessoas e salvando vidas – ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho, que representou o governador Cláudio Castro e o vice-governador Thiago Pampolha, em Itaperuna.

O custeio do SAMU é tripartite, mas desde o ano passado, a SES-RJ dobrou o valor pago, cobrindo a parcela do estado e também a dos municípios. Este ano, para possibilitar a implantação do SAMU onde ainda não há o serviço, a SES-RJ vai pagar 100% do custeio por um ano, até que o município consiga a habilitação e financiamento do Ministério da Saúde.

Nesta segunda-feira, foram entregues três ambulâncias para Itaperuna, e uma para cada um dos seguintes municípios: Varre-Sai, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Miracema, São José de Ubá, Italva, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Aperibé e Itaocara.

A SES-RJ investiu R$ 87,4 milhões na renovação e ampliação da frota do SAMU em todo o estado. Na Região Noroeste, R$ 64,7 milhões foram investidos na construção, reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para unidades de saúde em Aperibé, Cardoso Moreira, Miracema, Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias