Quebra-molas na BR-356 têm causado transtornos e acidentes

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Vários motoristas têm reclamado por serem surpreendidos por vários quebra-molas que foram instalados na BR-356, próximo ao km 70 na localidade de Cimento do Paraíso, no município de Italva, no Noroeste Fluminense. O equipamento que tem a função de reduzir a velocidade, está acarretando alguns problemas para os usuários da rodovia federal, como os danos que causam na suspensão dos veículos. No trecho, a falta de sinalização pega de surpresa motoristas que não conhecem o trajeto.

O trabalho de conservação na pintura e a falta de uma adequada sinalização já contribuiu para vários acidentes no local. O tempo de duração da pintura varia entre seis meses, mas o grande fluxo de veículos e a presença maior de terra são fatores que diminuem a vida útil da sinalização horizontal.

Além disso, há o problema das placas. Agora virá o período de chuvas e não tem como fazer pintura e a situação pode piorar ainda mais.

Regulação

Quem regula a confecção das lombadas é a Resolução 39/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ela prevê que a implantação de ondulações transversais deve ser feita depois de estudos de engenharia de tráfego que mostrem que seriam eficazes para redução de velocidade e acidentes.

Na lei, são previstos dois tipos de lombadas: o tipo I possui 1,5 metros de comprimento e 8 centímetros de altura; a do tipo II possui 3,7 metros de comprimento e 10 centímetros de altura. Ainda há outras regras sobre a implantação das lombadas, como estar distantes 15 metros das esquinas ou curvas, não podem ser implantadas em vias utilizadas por transportes coletivos e ainda devem ter 50 metros de distância entre elas. Se um motorista se sentir lesado por conta de um equipamento instalado incorretamente, pode procurar a justiça com base nesta resolução.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias