29º BPM se manifesta após Itaperuna liderar taxa de mortes violentas entre cidades fluminenses com mais de 100 mil habitantes

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2026 apontam taxa de 47,5 mortes violentas por 100 mil habitantes em Itaperuna; batalhão destaca redução dos homicídios no segundo trimestre deste ano

0

O 29º Batalhão de Polícia Militar (29º BPM) se manifestou após a divulgação dos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2026, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apontam Itaperuna com a maior taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) entre os municípios do estado do Rio de Janeiro com mais de 100 mil habitantes.

De acordo com o levantamento, Itaperuna registrou, em 2025, uma taxa de 47,5 mortes violentas intencionais para cada 100 mil habitantes.

O indicador de MVI reúne vítimas de homicídio doloso, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenção policial. O total é dividido pela população do município e multiplicado por 100 mil, metodologia utilizada para possibilitar comparações entre cidades com diferentes números de habitantes.

Em posicionamento sobre os dados, o 29º BPM ressaltou que municípios com populações menores podem apresentar oscilações mais expressivas nas taxas a partir de pequenas variações no número absoluto de ocorrências.

Em uma cidade com aproximadamente 105 mil habitantes, por exemplo, um único caso a mais ou a menos pode alterar a taxa em quase um ponto por 100 mil habitantes. Segundo o batalhão, essa característica estatística não reduz a gravidade das ocorrências nem contesta o ranking divulgado, mas deve ser considerada na análise de comparações baseadas em um único ano entre municípios de portes distintos.

Batalhão relaciona maioria dos homicídios a conflitos entre grupos criminosos

Segundo a análise criminal do 29º BPM, a maior parte dos homicídios registrados em Itaperuna durante 2025 esteve associada a conflitos envolvendo integrantes de organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas.

As ocorrências estariam relacionadas principalmente a disputas internas e ciclos de retaliação entre esses grupos.

A corporação também destacou que os números apresentados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2026 são referentes a 2025 e, portanto, não representam necessariamente o cenário atual da segurança pública em Itaperuna e nos demais municípios da região.

Homicídios caíram 43% no segundo trimestre de 2026, diz 29º BPM

Conforme os dados apresentados pelo batalhão, no segundo trimestre de 2026 houve redução de 43% nos homicídios e de 78% nos roubos de rua em comparação com o primeiro trimestre do ano.

O roubo de cargas permaneceu zerado pelo segundo trimestre consecutivo.

No acumulado do primeiro semestre de 2026, a produtividade operacional do 29º BPM registrou 65 armas retiradas de circulação e 356 prisões, considerando adultos presos e menores apreendidos.

Também foram apreendidos 70 quilos de drogas, em 638 ocorrências envolvendo usuários e/ou traficantes de entorpecentes, além de 102 veículos apreendidos.

Atuação na Região Noroeste Fluminense

O 29º BPM informou que mantém policiamento ostensivo permanente no Noroeste Fluminense, com atuação integrada às seis delegacias da Polícia Civil responsáveis pelos nove municípios que integram a área de atuação do batalhão.

As ações também contam com integração de outras unidades da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), como o Batalhão de Ações com Cães, além das demais forças de segurança presentes na região.

A população pode colaborar com informações sobre atividades criminosas por meio do Disque-Denúncia do 29º BPM, pelo número (22) 3282-0109, com garantia de sigilo. O contato recebe mensagens e ligações pelo WhatsApp, além de chamadas telefônicas convencionais.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias