Técnicos da Secretaria do Ambiente de Itaperuna trabalham com produção e manejo de mudas

0
245

Técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente de Itaperuna (SEMA) trabalham com a produção e o manejo de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Na última quinta-feira (23), os técnicos da SEMA Romeiro Goulart, engenheiro florestal; Alair Ignácio, biólogo; e Paulo Florido, gestor ambiental; estavam na Secretaria cuidando das mudas e já elaborando o planejamento de plantio para este ano.

É importante lembrar que para a produção de mudas são coletadas sementes em vários locais (árvores matrizes) do município, como nas margens do Ribeirão Porto Alegre e na área de recuperação das margens do rio (próximo ao Itapuã), que serão beneficiadas e, posteriormente, semeadas no berçário para germinação.

Depois da germinação e depois de certo tempo, em que o vegetal alcança determinada altura; essas mudas são repicadas para sacolas plásticas onde se desenvolverão, e consequentemente, serão utilizadas em projetos da SEMA.

Já em relação ao manejo das mudas, essas receberão dose de rega de acordo com suas necessidades, ficando acondicionadas em uma área sombreada para se desenvolverem até certo porte. Logo após essa etapa ficarão em uma área, expostas em pleno Sol, desenvolvendo-se um pouco mais, recebendo uma pequena poda de condução e ganhando rusticidade; ficando aptas a serem plantadas no campo e na arborização urbana.

A Secretaria também recebe doações de mudas do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) para projetos fomentados pela própria Secretaria, além de compensações ambientais através de autorização para a supressão de vegetais e notificações diversas.

LEGADO VERDE PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

Sérgio Zampiér, secretário Municipal do Ambiente, explicou que o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, pretende deixar um legado verde para as futuras gerações.

“Desde que assumimos a Secretaria, o prefeito Alfredão nos confiou a missão de deixarmos um legado verde para as futuras gerações e estamos trabalhando para transformar esse sonho em realidade. Nossa equipe entendeu muito bem a filosofia de trabalho do prefeito e estamos lutando para deixar o município cada vez mais verde”, finaliza o secretário.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do Decom/Itaperuna-RJ