Equipes da CVAS trabalham em bairros e distritos de Itaperuna no combate ao Aedes Aegypti

0
154

Em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, as equipes da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) vem fortalecendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, em bairros e distritos do município itaperunense.

Dentre os trabalhos dos agentes, visita domiciliar, vistoria em caixas d’água, trabalhos de conscientização, informação, educação e saúde; trabalho realizado em pontos estratégicos, como cemitério, ferro-velho, oficinas e outros; além de combate a possíveis criadouros do mosquito.

É importante que toda a sociedade possa fazer a sua parte, mantendo seus quintais sempre limpos, eliminando ou guardando longe da chuva, todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. Além disso, o lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Para Adriano Rodrigues de Azevedo, coordenador da CVAS, a ajuda da população é de fundamental importância.

“Nós fazemos o nosso trabalho diariamente, mas é de fundamental importância que todos possam fazer a sua parte no combate ao mosquito. Se cada um cuidar do próprio quintal e eliminar corretamente o próprio lixo, já estará ajudando e muito. Bastam 10 minutinhos por semana, para dá uma olhadinha no quintal, e eliminar os possíveis depósitos de água. Juntos somos mais fortes e poderemos vencer essa batalha”, comenta o coordenador.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato.

Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do Decom/Itaperuna-RJ