Prefeitura de Itaperuna segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

0
473
Secretário Marcelo Ferreira e a coordenadora Jociene Almeida traçando estratégias de trabalho

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que vem seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, ou seja, acompanha o planejamento estabelecido pelo Ministério da Saúde, vacinando os grupos prioritários conforme estabelece o Governo Federal.

Em ofício circular SES/SUBVAPS SEI Nº 78, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde no último dia 27 maio, o documento destaca a continuidade da realização da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no Estado do Rio, conforme o previsto na Medida Provisória (MP) n 1.026, de 6 de janeiro de 2021, considerando a necessidade de garantir a uniformidade da vacinação contra a Covid-19 no âmbito estadual, de forma a proteger a população de maior risco de adoecimento e maior risco de evolução para formas graves.

O ofício ainda ratifica que as vacinas vem sendo disponibilizadas de forma gradativa pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, em função da escassez de doses; e considera a necessidade de garantir a vacinação do público alvo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde na sua integralidade.

De acordo com Marcelo Ferreira, secretário Municipal de Saúde, é preciso seguir o Plano Nacional.

“Infelizmente, ainda não há vacinas suficientes para toda a população. O município de Itaperuna vem seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e a distribuição da vacina, vem sendo realizada de forma proporcional e igualitária para os municípios, por isso, as doses chegam semanalmente em quantidades inferiores ao ideal. Mesmo diante de todas essas dificuldades, estamos trabalhando bastante e já administramos mais de 30 mil doses da vacina”, explica o secretário.

Até o dia 28 de maio de 2021 foram administradas 32.282 doses no município itaperunense, sendo a primeira dose, 21.893; e a segunda dose 10.389.

Segundo a enfermeira Jociene Almeida, coordenadora do Setor de Imunização, é frequente a procura de pessoas mencionando algum tipo de Lei, que estabelece determinado grupo como prioritário.

“Nós estamos cientes que há leis recentes, sancionadas no Estado do Rio que priorizam alguns grupos, mas, nós só vamos poder vacinar essas pessoas, quando o Ministério da Saúde enviar as vacinas para atender a esses grupos, especificamente. O município está seguindo o Plano Nacional e nós dependemos das doses enviadas pelo Governo Federal”, esclarece a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que continuará divulgando, semanalmente, os grupos a serem vacinados em seus canais oficiais, incluindo as redes sociais. Não há necessidade de ir ao Posto de Saúde Dr. Raul Travassos buscar por essa informação, basta consultar na Internet. Evite aglomerações!

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do DECOM/Itaperuna