A Defesa Civil de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, informou no início da noite desta segunda-feira (25), que por conta das cheias dos rios Muriaé e Carangola, o nível do Rio Muriaé, no município, chegou a 4,63 cm, em sua medição de 16h15. Devido às chuvas que vem caindo desde terça-feira (24), nas cidades da Zona da Mata Mineira, o nível dos rios subiu e causou inundações nas cidades de Muriaé, Laje do Muriaé, Patrocínio do Muriaé.
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de mais chuva para região Noroeste do Rio. Em Itaperuna está previsto Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. A chuva acumulada nas últimas 48 horas no município é de 70,2 mm.
De acordo com o secretário da pasta, Aloisio de Freitas Luz, o Major Luz, a preocupação aumenta devido o nível do Rio Muriaé estar subindo rapidamente, como em Laje do Muriaé, que subiu 20 cm em apenas uma hora e que há pouca vazão da Bacia do Paraíba do Sul, onde deságua o Rio Muriaé. Por conta do cenário atual, o Gabinete de Crise será instalado novamente, nesta quinta-feira, dia 26/01.
O trânsito na Av. Senador Francisco Sá Tinoco, Beira Rio, está interditado na altura da pista de skate até próximo à academia Real Atlética, assim como na Rua Maria Viana Sobral, entrada para o bairro Cehab, e Rua Dez de Maio, esquina com Júlio César, em frente ao Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. Em algumas ruas do município, a água do rio já está voltando dos bueiros. Há previsão da Rua General Osório, trecho urbano da BR 356, no Centro, ser interditada amanhã.
Até o momento, como medida de prevenção, 10 famílias com 28 pessoas, do distrito de Retiro do Muriaé estão sendo levadas pela equipe da Secretaria de Obras, que disponibilizou pessoal e caminhão para transporte, e pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, para o alojamento temporário que está montado no Colégio Estadual José de Freitas, no próprio distrito.
Apenas uma ocorrência foi registrada onde a equipe da Defesa Civil realizou uma vistoria, nesta tarde, no bairro São Francisco, onde uma escada que dá acesso a uma casa caiu. Não há registro de feridos.
A sede da Defesa Civil, no bairro Aeroporto, volta ao atendimento presencial por 24 horas e continua monitorando as bacias dos rios Muriaé e Carangola, e também a previsão do tempo para as próximas horas, onde existe a probabilidade de mais chuvas e o nível do rio Muriaé subir ainda mais. Sendo assim, a orientação é que os moradores ribeirinhos fiquem atentos.
Referência para as Cotas do Rio Muriaé:
Cota de Atenção 290cm 🟡
Cota de Alerta 340cm 🟠
Cota de Transbordo 400cm 🔴
O número do WhatsApp da Defesa Civil é 3824-6334, ou se cadastre ao serviço de alerta SMS pelo número 40199.
Veja no vídeo abaixo detalhes das informações do secretário de Defesa Civil e Ordem Pública, Aloisio de Freitas Luz, o Major Luz
Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do Decom/Itaperuna-RJ