Vigilância Ambiental realiza ação no combate ao mosquito Aedes aegypti em Itaperuna

0
234

Uma equipe da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) realizou importante ação no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos em Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

Os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE) realizaram uma ação de promoção à saúde, contra o mosquito Aedes aegypti. O evento, que foi realizado no pátio da unidade, teve como público alvo as pessoas que aguardavam consulta médica.

Além das palestras proferidas pelo ACE Gesiney Botelho e pelo subcoordenador da CVAS Sebastião Airson, houve testemunhos realizados pelos próprios agentes, sobre as dificuldades encontradas em campo, além da falta de cuidado dos quintais, por parte de moradores. Ainda houve distribuição de folders, cartilhas e exposição de cartazes.

Na oportunidade, os agentes pediram aos ouvintes uma melhor receptividade em relação às visitações e que os cidadãos evitem objetos e utensílios que possam acumular água nos quintais e residências.

AVISO IMPORTANTE!

É importante destacar que a forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Sendo assim, seguem algumas ações que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias