Colégio Cívico Militar Rotary trabalha na construção da cidadania em Itaperuna

A escola prega a mudança de vida pela educação

0
806

Nascido de um requerimento feito pela vereadora Sargento Cristiane na Câmara de Vereadores de Itaperuna, e atendida pelo governo do Estado do Rio de Janeiro com o apoio do deputado estadual Jair Bittencourt, a cada dia mais o Colégio Estadual Vocacionado ao Ensino Cívico-Militar está sendo abraçado pela população do município. A escola tem como proposta pedagógica a concepção de educação integral, tendo como norteador da aprendizagem, a expansão da noção cívica dos alunos, por meio da construção de uma identidade e de uma cultura escolar amparadas nos valores éticos e morais, nos costumes, nos símbolos nacionais e nas tradições defendidos pela filosofia militar.

O CCM ROTARY tem como diferencial a intenção de gerar um sentimento de identificação e respeito com códigos e os símbolos militares, introduzidos pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro com a presença de dois Sargentos, o 1º Sargento Pussiareli e o 2º Sargento Emanuel, ambos com habilidade voltadas a área pedagógica e com mais de 20 anos de excelentes serviços prestados a Sociedade Fluminense. Neste sentido, esses profissionais trabalham em parceria com o corpo pedagógico do Colégio Estadual Rotary para que o modelo pedagógico Cívico Militar seja aplicado com valores e princípios militares, da hierarquia e disciplina, respeito mútuo, cooperação e civismo, valores construídos por meio da apresentação e da valorização de símbolos; da comemoração de datas históricas; preservação da memória, valores cívicos, capazes de contribuírem para uma educação de qualidade, baseada no bem coletivo e na responsabilização do educando como agente do processo educacional e civilizatório em que está inserido.

O CCM ROTARY também se propõe a fomentar o conhecimento sobre direitos, deveres e garantias, problematizar e discutir aspectos históricos e políticos da sociedade brasileira, tomando o ambiente escolar como um local propício para a articulação entre legislações e a construção da cidadania, desenvolvendo o senso de justiça, respeito e ética.

O Colégio Rotary funciona em tempo integral no modelo Cívico Militar e em horário regular para o modelo do Novo Ensino Médio. O modelo Cívico Militar possui inicialmente duas turmas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e 1º Ano do Novo Ensino Médio CCM. A partir das 6h40 os alunos se dirigem ao refeitório para um café da manhã. Às 06h50 os alunos entram em forma para a apuração das faltas e início do Expediente Escolar. Às 07h00 há o hasteamento da Bandeira do Brasil e canto do Hino Nacional. Às 9h20, no primeiro intervalo, é servido um segundo lanche. Às 12h00 é servido o almoço e às 16h00, após serem dispensados do expediente escolar, é servido o último lanche. O corpo pedagógico estimula os pais e responsáveis para que acompanhem a evolução de cada aluno dentro das matérias obrigatórias e eletivas para o Ensino Fundamental e Novo Ensino Médio.

A meta do Colégio Cívico Militar é ter a maior quantidade possível de aprovados no ENEN onde os alunos disputarão as melhores vagas nas Universidades seja pelo PROUNI ou pelo SISU. A escola prega a mudança de vida pela educação e na parte Cívico Militar se junta a esta visão a questão disciplina que muito vai contribuir para que os alunos conquistem seu tão almejado objetivo. A média estabelecida como nota mínima de referência é 7, o que implica em um grande esforço de todo corpo docente e dos alunos que recebem um volume muito grande de conteúdo e são estimulados a superação dos limites.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias