Programa Municipal de Controle do Tabagismo em Itaperuna

O programa trabalha seguindo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Dependência à Nicotina preconizado pelo Ministério da Saúde.

0
209
O coordenador José Paulo Ferreira (D), além dos enfermeiros Raul de Oliveira e Monique Celebrine

A Prefeitura de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza à população os serviços do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, que trabalha seguindo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Dependência à Nicotina preconizado pelo Ministério da Saúde.

O tratamento oferecido tem como base a técnica da abordagem cognitivo-comportamental, definida como um modelo de intervenção, centrado na mudança de crenças e comportamentos que levam o indivíduo a lidar com determinadas situações.

De acordo com José Paulo Ferreira, coordenador do Programa, quando o assunto é tabagismo, a abordagem precisa ter como objetivo a detecção de situações de risco que levam o indivíduo a fumar.

“Além do desenvolvimento de estratégias para enfrentamento dessas situações, visando não só a cessação do tabagismo, mas também a prevenção de recaídas. Essa abordagem é realizada em sessões periódicas, quando fornecemos informações sobre os riscos do tabagismo e os benefícios de parar de fumar. Também estimulamos o autocontrole para que o indivíduo aprenda a escapar do ciclo da dependência e se torne agente de mudança do próprio comportamento”, complementa o coordenador.

Também trabalham no setor, os enfermeiros Raul de Oliveira e Monique Celebrine; que dentre suas respectivas funções, ainda auxiliam na realização de ações educativas, visando alertar a população sobre doenças e mortes relacionadas ao tabagismo; além de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população sobre os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Ainda segundo José Paulo Ferreira, devido o atual momento pandêmico, as atividades estão sendo realizadas com cautela, e baseadas nos protocolos vigentes.

“Devido o momento de pandemia da Covid-19 temos evitado aglomerações. Entre os meses de maio a agosto, vamos trabalhar com 12 pessoas presencialmente, dividindo em dois grupos de seis pessoas. Vale lembrar que o nosso trabalho é relevante para quem deseja parar de fumar, mas é preciso determinação e força de vontade para abandonar o vício”, finaliza o coordenador.

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo ainda trabalha com duas datas pontuais básicas, desenvolvendo uma série de ações: 31 de maio, quando é marcado pelo ‘Dia Mundial sem Tabaco’ e 29 de agosto, ‘Dia Nacional de Combate ao Fumo’.

Outras informações sobre o Programa podem ser obtidas diretamente no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do DECOM/Itaperuna